5 sinais que seu sindicato precisa investir em inovação

Tempo de leitura: 3 minutos

Inovar, nos dias atuais, é quase que um compromisso de qualquer esfera: seja o poder público, iniciativa privada, terceiro setor, entre outros. Na realidade da organização, não é diferente e há sinais claros que seu sindicato precisa investir em inovação.

Identificar essas lacunas e preenchê-las o quanto antes é indispensável para toda a cadeia envolvida no processo. Ou seja, da gestão, passando pelos sindicalizados, até a forma como se comunica com a própria sociedade, tudo deverá passar pela inovação.

E, neste artigo, apontamos os sinais necessários para você investir nesse sentido dentro do seu sindicato. Acompanhe.

1. Inovação na filiação de novos membros

Se sua organização apresenta uma queda no número de sindicalizados, a solução é inovar. Isso porque grande parte das pessoas do seu setor (independentemente de qual seja), já estão na era digital e precisam de mecanismos que atendam essa demanda.

Por isso, investir em um sistema de gestão sindical, por exemplo, é indispensável para que as pessoas possam, ao menos, filiar-se de forma online. Ainda, você consegue mensurar, por meio de dados e métricas, como está todo o processo no seu sindicato.

2. Queda na arrecadação por falta de inovação

Consequentemente, a falta de inovação gera prejuízos financeiros e queda na arrecadação da sua organização. Sem a facilidade que as mídias digitais oferecem, torna-se oneroso para muitos pagarem suas guias e até mesmo fazer a filiação.

Em outras palavras, ao identificar que há menos receita, é preciso encontrar onde está o problema. E, para resolver todo o processo, além de ter um controle sobre o caixa do sindicato, sistemas inovadores podem te ajudar nisso.

3. Ações de outros sindicatos

Ao olhar para seus parceiros de áreas correlatas, ou até mesmo de quem não tem uma ligação sindical direta com a sua organização, é possível ver que eles estão bem na frente. Novamente, isso pede a inovação.

Afinal, quando os filiados identificam que seu sindicato está atrás dos demais, na resposta das demandas e facilitação de mecanismos, é possível que isso seja um complicador. Não tenha medo e busque, nos seus colegas, meios para mudar a realidade.

4. Processos jurídicos lentos e morosos

Talvez um dos maiores desafios de qualquer sindicato seja fazer uma abordagem metodológica de todos os processos judiciais. A solução? Sim, inovar e trazer uma ferramenta de gestão que faça um apoio e centralize essas informações.

Não se esqueça de lidar com toda aquela papelada. Além de organizar, aumenta a produtividade do seu departamento jurídico. Ainda, o mais importante: contribui para a celeridade de processos dos sindicalizados.

5. Os mecanismos são os mesmos de 10 anos atrás

Por fim, algo latente e facilmente identificável: quando a forma de trabalho e os mecanismos para tal são os mesmos de 10, 15, 20 anos atrás, há algo de errado e mostra que seu sindicato precisa investir em inovação.

Lembre-se: quanto mais relutante for a organização no que diz respeito à tecnologia, mais tempo demorará, no futuro, para que todos se adaptem à realidade. Ou seja, é preciso desde já inovar e deixar o trabalho analógico que já faz parte do passado.

Gostou? Quer ler mais conteúdos como esse? Acesse o nosso site e nos siga no Facebook e Instagram.