3 dicas para conseguir novas rendas para seu sindicato

Tempo de leitura: 3 minutos

Quando o assunto é arrecadação de dinheiro, os sindicatos precisam ser criativos e organizados para conseguirem novas rendas, afinal, de acordo com a legislação, existem poucas formas dessa arrecadação acontecer, já que eles não possuem fins lucrativos.

Entretanto, para conseguir realizar suas atividades de maneira efetiva e para se auto sustentar, é de suma importância que os sindicatos possuam alguma forma de renda.

Esse dinheiro vem, principalmente, de contribuições dos próprios trabalhadores que são membros desses sindicatos. A Contribuição Sindical é, desde 2017, obrigatória somente para membros, que contribuem anualmente com certo valor que irá custear as atividades desenvolvidas por essa categoria.

Vários direitos dos trabalhadores, como o seguro-desemprego, são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador, cuja renda vem justamente da Contribuição Sindical.

No entanto, muitas vezes apenas esse recurso não é suficiente para sanar todas as necessidades monetárias dos sindicatos. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas sobre como conseguir novas fontes de rendas para o seu sindicato.

Acompanhe!

Mensalidade sindical

Essa é uma ótima maneira de arrecadar renda para o sindicato, pois ela diz respeito a uma troca de benefícios com o trabalhador e não apenas a cobrança de uma taxa.

Como o nome já diz, essa taxa é paga mensalmente pelos filiados do sindicato, que em troca recebem alguns serviços exclusivos.

Esses serviços podem ir desde a área da saúde, como assistência médica, até entretenimento, como acesso aos clubes dos sindicatos.

A renda mensal é algo muito vantajoso para que essa organização mantenha suas atividades.

Contribuição assistencial

É importante observar que, quanto mais eficiente um sindicato é, mais eles conseguem apoio financeiro dos trabalhadores.

Taxas como a contribuição assistencial, não são obrigatórias, o trabalhador escolhe pagar. Para isso, ele tem que estar muito satisfeito com o desempenho do seu sindicato para decidir por conta própria contribuir financeiramente.

Portanto, é essencial que os sindicatos desenvolvam um trabalho que faça real diferença no cotidiano do trabalhador para que, em troca, receba esse auxílio financeiro. Dessa forma, as pessoas vão sentir que realmente precisam da atuação deles e se interessar em ajudar em sua manutenção.

Contribuição confederativa

Essa contribuição também depende da vontade e satisfação do trabalhador. Ela é cobrada quando há reajuste salarial no setor que o sindicato representa.

Nesse caso também, deve-se mostrar um serviço eficiente para que os trabalhadores se disponham a contribuir com o sustento do sindicato.

Todas essas três cobranças apresentadas são formas alternativas que a lei permite que o sindicato recorra para conseguir fundos. Além disso, o que é fundamental para a manutenção dos sindicatos é o bom gerenciamento financeiro.

Não adianta ter uma grande quantidade de contribuições mensais se esse dinheiro não for bem administrado, por isso a organização é de suma importância.

Uma forma de conseguir isso é contratando um serviço de gestão sindical. Dessa forma, essa atividade se tornará muito mais fácil de ser realizada, já que, na maioria das vezes, os sindicatos são formados por trabalhadores que nem sempre são especialistas em gestão.

Por isso, utilizando um sistema especializado nesse tipo de atividade, a renda será muito melhor administrada.

Para saber mais sobre nosso software de gestão sindical, entre no site da Pandora e saiba tudo sobre nosso serviço.